Hpylori – microscópica, mas grande vilã

O que é?

A Helicobacter pylori (H. pylori) é um tipo de bactéria que infecta e “mora” no revestimento do estômago, podendo estar associada a várias doenças gastrointestinais.

Estima-se que cerca de METADE – sim, METADE da população mundial esteja infectada com H. pylori.

A H. pylori é geralmente adquirida durante a infância e é normalmente transmitida por meio de alimentos e água contaminados.

A bactéria sobrevive no ambiente ácido do estômago produzindo uma enzima chamada urease, que neutraliza o ácido do estômago.

Sabemos que a infecção por H. pylori pode ser silenciosa, mas também pode levar a sintomas variados. Destaco os seguintes:

• Dor ou desconforto abdominal.
• Náusea ou vômitos.
• Inchaço e arrotos.
• Perda de apetite.
• Perda de peso não intencional.
• Fadiga.

As complicações da infecção

A infecção por H. pylori é uma das principais causas de úlceras pépticas, que são feridas que se desenvolvem no revestimento do estômago ou na parte superior do intestino delgado. Está também associada a um risco aumentado de desenvolver câncer do estômago.

O diagnóstico

No Brasil, a Endoscopia Digestiva Alta é o principal método para seu diagnóstico, por meio de biópsias do estômago.

Existem outros métodos, como o Teste Respiratório, que podem ser utilizados após o final do tratamento, para avaliar se a bactéria foi erradicada ou não, sem necessariamente o paciente necessitar de nova Endoscopia.

O tratamento

O tratamento da infecção por H. pylori envolve normalmente uma combinação de antibióticos e medicamentos supressores de ácido. Esta abordagem tem como objetivo eliminar as bactérias e reduzir a produção de ácido gástrico, permitindo a cicatrização de erosões e até mesmo úlceras devido à presença da bactéria.

É importante realizar de forma rigorosa o tratamento completo, que no geral leva 14 dias.

O médico especialista em HPylori é o Gastroenterologista.

O Dr. Wallace Júnior é Gastroenterologista, com residência médica em Gastroenterologia no Hospital IPSEMG-BH, referência na formação de Gastroenterologia no Brasil, e atualmente é preceptor da Residência de Clínica Médica do IPSEMG, com grande experiência na área.

Veja outros artigos