Doença Celíaca

A doença celíaca, também conhecida como espru celíaco ou enteropatia sensível ao glúten, é um distúrbio autoimune caracterizado por uma reação imunológica ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio. Quando as pessoas com doença celíaca consomem glúten, seu sistema imunológico ataca erroneamente o revestimento do intestino delgado, causando inflamação.

Atualmente, cada vez mais tem sido diagnosticada, principalmente pela maior facilidade de acesso aos meios diagnósticos. Fatores que podem ser gatilhos para o desenvolvimento da Doença Celíaca são vários, mas gosto de destacar que até mesmo hábitos na primeira infância (amamentação, uso de antibióticos, infecções) podem estar envolvidos.

Os sintomas da doença celíaca podem variar muito e podem incluir problemas digestivos, como dor abdominal, inchaço, diarreia e constipação. Entretanto, a doença celíaca também pode se manifestar com sintomas não gastrointestinais, como fadiga, anemia, perda de peso, erupções cutâneas, dor nas articulações e sintomas neurológicos, como dores de cabeça ou dormência.

Se não for tratada, a doença celíaca pode levar a várias complicações, como:

• desnutrição
• osteoporose
• infertilidade
• distúrbios neurológicos
• aumento do risco de desenvolver certos tipos de câncer.

Tratamento

O único tratamento eficaz para a doença celíaca é uma dieta rigorosa sem glúten. Isso significa evitar todos os alimentos e bebidas que contenham trigo, cevada, centeio e seus derivados. É importante ler os rótulos dos alimentos com atenção, pois o glúten pode ser encontrado em produtos inesperados, como sopas, molhos, carnes processadas e até mesmo em determinados medicamentos. Em alguns casos, os indivíduos com doença celíaca também podem precisar evitara contaminação cruzada de alimentos que contêm glúten durante o preparo ou o cozimento.

O médico especialista em Doença Celíaca é o Gastroenterologista. O Dr. Wallace Júnior é Gastroenterologista, com residência médica em Gastroenterologia no Hospital IPSEMG-BH, referência na formação de Gastroenterologia no Brasil, e atualmente é preceptor da Residência de Clínica Médica do IPSEMG, com grande experiência na área.

Veja outros artigos