Intestino Irritável – conexão cérebro / intestino

O que é?

A síndrome do intestino irritável (SII) é um distúrbio gastrointestinal muito comum no dia a dia do gastroenterologista, que afeta de forma mais importante intestino grosso (cólon). Ela é caracterizada por um grupo de sintomas que podem variar de pessoa para pessoa e inclui dor abdominal, inchaço, cólicas, gases, com um predomínio maior de um intestino mais “solto”, ou um intestino mais “preguiçoso”, constipado. Muco nas fezes é comum de ser relatado pelos pacientes, porém sangramento não é algo esperado.

Por que acontece?

A SII ocorre devido uma HIPERSENSIBILIDADE do intestino, gerando dor/cólicas com frequência, contrações musculares anormais no intestino e prejudicando o funcionamento normal do órgão. É praticamente uma regra o paciente com SII apresentar um perfil mais preocupado, até mesmo depressivo – o cérebro mais “ansioso” gosta de alterar o funcionamento habitual intestinal.

Hoje, também compreendemos que a microbiota intestinal apresenta papel no desenvolvimento da SII. A medicina continua um pouco distante de permitir que modifiquemos a microbiota ao nosso bem prazer, mas alguns probióticos podem algum papel nesse aspecto.

Diagnóstico

Em geral, a SII é diagnosticada com base nos sintomas e na exclusão de outras possíveis causas. Não há, portanto, um teste específico para diagnosticar definitivamente a SII, sendo ela um diagnóstico de “exclusão”.

O tratamento

Muito importante o paciente ter a consciência que o tratamento da SII depende muito dele, de seu envolvimento. O médico tem um papel maior de orientação, mas para ter resultado o paciente deve estar muito “dentro” do processo…

1. Dieta balanceada: Isso pode envolver evitar alimentos desencadeadores que pioram os sintomas, como alimentos gordurosos, cafeína, álcool, alimentos condimentados e certos tipos de carboidratos conhecidos como FODMAPs (oligossacarídeos fermentáveis, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis).

2. Aumentar a ingestão de fibras: A adição gradual de fibras à sua dieta pode ajudar a regular os movimentos intestinais. Entretanto, algumas pessoas com SII talvez precisem ter cuidado com certos tipos de fibras, pois elas podem exacerbar os sintomas.

3. Controle do estresse: ESSENCIAL. O estresse e a ansiedade são os principais gatilhos dos sintomas da SII.

4. Exercícios regulares: A prática de atividade física pode ajudar a regular os movimentos intestinais, além de ser uma válvula de escape para reduzir o estresse.

5. Medicamentos: antiespasmódicos para reduzir as cólicas, “fibras inteligentes” para auxílio na constipação e diarreia são pilares da nossa abordagem medicamentosa. Mas importante – os medicamentos não são a parte mais importante do tratamento, e sim fazem parte de um todo.

O médico especialista em Síndrome do Intestino Irritável é o Gastroenterologista.
O Dr. Wallace Júnior é Gastroenterologista, com residência médica em Gastroenterologia no Hospital IPSEMG-BH, referência na formação de Gastroenterologia no Brasil, e atualmente é preceptor da Residência de Clínica Médica do IPSEMG, com grande experiência na área.

Veja outros artigos